Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025
4 JUL > 17 JUL 2025
GRITEM CONNOSCO EI! MARIONETAS.
Onze encontros internacionais de marionetas em Gondomar! O Ei! Marionetas tem-se afirmado, tanto nacional quanto internacionalmente, como um espaço de programação contemporânea de reconhecido mérito artístico.
Este é um programa sólido, implementado na cidade e descentralizado pelo concelho, com uma vasta programação que emerge também do trabalho colaborativo com a comunidade local.
O Encontro, que em 2025 decorre de 4 a 17 de julho, totalizando 14 dias de programação ininterrupta, apresenta um conjunto diversificado de espetáculos de marionetas que misturam tradição com inovação, arte com tecnologia e envolvimento local com colaboração internacional.
Passando das formas tradicionais para experiências criativas mais contemporâneas, a edição deste ano sublinha a importância da integração de várias formas de expressão artística, apresentando vários projetos que exploram a mecânica aplicada às marionetas, onde arte, tecnologia e engenho se unem para dar vida a objetos inanimados.
O Ei! mantém como papel central a formação de distintos públicos, oferecendo uma oferta cultural diversificada e apresentando uma proposta consistente. O evento programará companhias nacionais de reconhecido mérito e igualmente artistas internacionais; portanto, o Encontro contará com 4 companhias internacionais provenientes de Espanha (Catalunha), Brasil, Turquia e Bélgica, além das 11 companhias nacionais. Ao longo dos 14 dias de programação, o Ei! acolhe 71 atividades, das quais 25 são distintas, numa programação eclética e diferenciada, dirigida a vários públicos.
Reforçando a relação com a comunidade, o Encontro é também uma plataforma para promover o diálogo cultural. Ao envolver-se com as comunidades locais e ao proporcionar oportunidades para os jovens participarem em projetos artísticos, o Encontro contribui para a inclusão social e para a revitalização do património cultural. Promovendo projetos de inclusão pela arte e iniciativas educativas que proporcionam novas formas de expressão e dinâmicas teatrais, o Encontro incluí a estreia de dois projetos comunitários, resultado de um trabalho artístico desenvolvido com jovens do Programa Projet'arte e do Centro de Reabilitação da Areosa.
A programação visa contribuir para a dinâmica cultural do concelho de Gondomar atuando de forma descentralizadora. Para esta edição, contamos com 4 projetos distintos a serem apresentados em 6 freguesias do concelho.
Além dos espetáculos, o Ei! conta com uma exposição da artista Sandra Neves, a entrega do prémio carreira ao artista Delfim Miranda — uma figura incontornável na união das marionetas à educação.
Com o objetivo de trabalhar a expressão artística e a valorização cultural junto dos públicos mais jovens, o Encontro conta com 16 oficinas para famílias e 5 oficinas para crianças.
Faz também parte da programação uma masterclass dirigida pela artista Natacha Belova.
Nas escolhas artísticas, abordamos grandes temáticas ligadas ao mundo atual, explorando o confronto entre o tradicional e o tecnológico, trazendo ao Encontro novas abordagens à preservação do património cultural, seja ele apresentado tradicionalmente, ou através de uma visão contemporânea. É por isso evidente nos vários projetos artísticos que fazem parte do programa, que o Ei! se debruça sobre a complexa relação entre tradição e inovação.
Promovido pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, com o apoio do Município de Gondomar e República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.